sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O nosso Blogue em Banda Desenhada...

Decidimos fazer uma pequena Banda Desenhada para o nosso blogue...

Esperemos que gostem! E voltem sempre :-)

Incentivo à Leitura

Boa noite. Hoje vamos dar-vos a conhecer alguns vídeos de incentivo à leitura. Os vídeos são retirados do Youtube.com.


Incentivar a criança à leitura

“A Literatura Infantil, bebida desde o nascimento em doses sabiamente ministradas, gera uma saudável dependência que dá à criança e ao adolescente a força e o engenho necessários para realizarem a leitura do mundo, base indispensável aos seus projectos de vida.” (Veloso & Riscado, 2002, p.29)



A literatura infanto-juvenil é, nos dias de hoje, um imprescindível recurso não só para pais como também para educadores e professores. É imprescindível na formação das crianças, uma vez que é através de pequenos contos ou histórias mais complexas que a criança se apropria do mundo e desenvolve capacidades como a linguagem oral e escrita.
Neste sentido, a literatura direccionada para o público infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma significativa.
Por tudo isto é necessário incentivar a criança à leitura e proporcionar-lhe momentos de leitura variados. O ambiente em casa deve ter sempre momentos de leitura reflexiva, pois esta além de melhorar os aspectos da língua, também desenvolvem capacidades cognitivas.
Todavia não é só em casa que se deve proporcionar momentos de leitura reflexiva, também é importante frequentar locais, como bibliotecas, onde hajam horas destinadas à exploração do livro, como por exemplo a Hora do Conto.

O livro é um amigo para sempre! É importante criar laços com ele desde o príncipio da vida. :-)





Este vídeo ilustra de uma forma irónica a importância da leitura e as portas que ela nos abre.



O que a leitura assídua tem a capacidade de fazer... ;-)