segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Reflexões finais

Como elemento de avaliação final, é-nos proposto a realização individual de um texto reflectivo acerca da UC LPTIC.
este texto compila as aprendizagens realizadas ao longo do semestre, e como o nome nos indica, reflecte sobre essas aprendizagens. os tópicos abordados nos nossos textos são, entre outros:

- Contributos da disciplina para a formação pessoal, académica e profissional;

- Aprendizagens significativas;

- Reflexão sobre estas mesmas aprendizagens.

Aqui poderá aceder à reflexão da Soraia.

Aqui poderá aceder à reflexão da Patrícia.

Reflectir é pensar mais aprofundadamente nas situações da vida, mas principalmente nas aprendizagens que realizamos. Reflectir acerca das nossas aprendizagens serve para as consolidarmos. E aprendizagens consolidadas perduram para a vida!

Patrícia e Soraia


Coelhinho Maroto

Boa noite!
Um dos elementos de avaliação da nossa Unidade Curricular é a realização de um vídeo na ferramenta PhotoStory. Podemos dizer que esta ferramenta é bastante acessível e permite realizar bons recursos para, por exemplo, contar uma história de uma forma original, apresentar um trabalho, entre outros. Ela permite juntar imagens, som e vídeo.
Para realizar esta tarefa decidimos pôr a nossa imaginação a trabalhar e inventámos uma história, “O Coelhinho Maroto”, a partir da qual realizámos o vídeo no PhotoStory.
Esta história conta-nos as peripécias que um coelhinho muito maroto fez aos seus amiguinhos. Mas o que ganhou com isso foi a indiferença dos outros, pois todos os coelhinhos do bosque tinham medo das suas partidas.
Um dia aparece um grande Porquinho na floresta que lhe questionou o porquê de pregar tantas partidas aos seus amigos.
O coelhinho Maroto pensou e pensou, e chegou à conclusão que, para viverem todos em harmonia, teria de reunir os restantes coelhinhos do bosque e fazer um pedido de desculpas.
Assim o fez, e a história acabou em bem!
Espero que gostem do nosso “Coelhinho Maroto”! E cuidado com essas partidas… o Porquinho Grande anda por aí!

Queremos ainda dizer, que além do PhotoStory existem outras ferramentas, como por exemplo o Windows Movie Maker, que permitem a compilação de imagens, fotografias, sons e vídeos em elaborações originais, ideiais para, num futuro próximo, dinamizarmos uma aula. :-)

Wordle?

Vocês devem estar a perguntar o que significa wordle. Pois bem, o WORDLE é um site a partir do qual se podem criar nuvens de palavras. Clicando no botão de navegação "create your own", somos direccionados para uma caixa de texto onde colocamos ou redigimos o texto que queremos, ou onde colocamos o link de um blogue (ou outros sites). O WORDLE vai criar então uma nuvem de palavras, tendo como método de elaboração da nuvem o número de vezes que a palavra é repetida. No botão "randomize", pode-se alterar o design.

Criámos duas nuvens de palavras: uma para a história do Coelhinho Maroto, e outra, para o nosso blogue. Esta última foi feita colocando o endereço do nosso blogue numa opção Wordle.
"O Coelhinho Maroto em Wordle"
"As nossas Gotinhas em Wordle"




A televisão e a Escola... duas "forças sociais" unidas para uma mais-valia educativa


«Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem construir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da humanidade.»

Roberto Carneiro
A partir deste excerto, redigimos um texto reflectivo acerca da relação entre a televisão e a escola.


A escola é o maior meio de transmissão de conhecimentos e competências e, nos dias de hoje, é indissociável às novas tecnologias. Por isso mesmo, tem de haver uma consciência do que pode ser uma mais-valia educativa: a parceria entre a televisão e a escola. Deste juntar de duas grandes “forças sociais” poderemos então retirar uma “combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação”.


A televisão é um clássico provecto dos meios de comunicação e o mais popularizado, portanto o seu envolvimento com a escola é uma grande ferramenta socioeducativa que traz benefícios a todos os envolvidos: os alunos que conseguem rever os seus estudos na programação compreendendo matérias ainda mal consolidadas; a escola que tem alunos mais interessados e participativos que estão a aprender em casa; e a televisão que obtém assim maior sucesso na difusão da programação, o que aumentaria o número de telespectadores interessados nos seus conteúdos.
Como tal, urge que a televisão seja mais abrangente ao domínio escolar, oferecendo aos estudantes programas formativos diferenciados, e aos professores ferramentas que os auxiliem a leccionar as suas aulas e a difundir tarefas mais inteligentes que cativem os alunos para a aprendizagem dos conteúdos.
Também na educação pré-escolar podemos ver a televisão como uma ferramenta de aprendizagem. Existem programas infantis que se adequam às aprendizagens feitas em âmbito pré-escolar; que auxiliam na emergência da leitura e da escrita, que apresentam bons exemplos e boas formas de agir com o próximo, que ensinam as cores, os números, etc. Esses programas podem ser utilizados pelos educadores de forma a articulá-los com as aprendizagens das crianças.


Em suma, a importância da conjugação da televisão com a escola configura um ideal de educação onde estão representadas a flexibilidade na apresentação de programas (nacionais e estrangeiros) direccionados e adequados ao público infantil em idade escolar e a sua possível utilização como veículo de conteúdos úteis para a sua formação e consolidação de matérias leccionadas. Deste modo avizinhar-se-á uma “educação capaz de protagonizar os superiores desígnios da humanidade”.