segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A televisão e a Escola... duas "forças sociais" unidas para uma mais-valia educativa


«Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem construir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da humanidade.»

Roberto Carneiro
A partir deste excerto, redigimos um texto reflectivo acerca da relação entre a televisão e a escola.


A escola é o maior meio de transmissão de conhecimentos e competências e, nos dias de hoje, é indissociável às novas tecnologias. Por isso mesmo, tem de haver uma consciência do que pode ser uma mais-valia educativa: a parceria entre a televisão e a escola. Deste juntar de duas grandes “forças sociais” poderemos então retirar uma “combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação”.


A televisão é um clássico provecto dos meios de comunicação e o mais popularizado, portanto o seu envolvimento com a escola é uma grande ferramenta socioeducativa que traz benefícios a todos os envolvidos: os alunos que conseguem rever os seus estudos na programação compreendendo matérias ainda mal consolidadas; a escola que tem alunos mais interessados e participativos que estão a aprender em casa; e a televisão que obtém assim maior sucesso na difusão da programação, o que aumentaria o número de telespectadores interessados nos seus conteúdos.
Como tal, urge que a televisão seja mais abrangente ao domínio escolar, oferecendo aos estudantes programas formativos diferenciados, e aos professores ferramentas que os auxiliem a leccionar as suas aulas e a difundir tarefas mais inteligentes que cativem os alunos para a aprendizagem dos conteúdos.
Também na educação pré-escolar podemos ver a televisão como uma ferramenta de aprendizagem. Existem programas infantis que se adequam às aprendizagens feitas em âmbito pré-escolar; que auxiliam na emergência da leitura e da escrita, que apresentam bons exemplos e boas formas de agir com o próximo, que ensinam as cores, os números, etc. Esses programas podem ser utilizados pelos educadores de forma a articulá-los com as aprendizagens das crianças.


Em suma, a importância da conjugação da televisão com a escola configura um ideal de educação onde estão representadas a flexibilidade na apresentação de programas (nacionais e estrangeiros) direccionados e adequados ao público infantil em idade escolar e a sua possível utilização como veículo de conteúdos úteis para a sua formação e consolidação de matérias leccionadas. Deste modo avizinhar-se-á uma “educação capaz de protagonizar os superiores desígnios da humanidade”.

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