quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dislexia na Sala de Aula

A propósito da nossa Unidade Curricular LP-TIC construimos um conjunto de jogos para trabalhar a dislexia na sala de aula. O tema da dislexia foi escolhido pois este problema tem de ser diagnosticado e trabalhado desde cedo, caso contrário pode ter repercurssões ao nível psicologico que posteriormente podem interferir no desempenho escolar.

O que é a dislexia?

A DISLEXIA constitui uma das principais preocupações clínicas e educativas de psicólogos, médicos, professores, pais, e outros técnicos da saúde e educação. As crianças disléxicas tendem a apresentar um baixo rendimento académico e alterações emocionais decorrentes das suas dificuldades persistentes e recorrentes na aprendizagem e automatização da leitura e escrita. (Fonte: http://www.dislexia-pt.com/ - Texto integral)


A dislexia é um problema que advém de atrasos de carácter desenvolvimental. Existem especialistas que consideram que o diagnóstico apenas deve ser efectuado aquando das primeiras aprendizagens da leitura e da escrita, isto é, quando começa a emergir a literacia, contudo, existem outros que defendem que um diagnóstico correcto só deve ser feito dois anos após a aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que os erros são frequentes na fase inicial da emergência da literacia. (Fonte: http://www.dislexia-pt.com/sinais_alerta.htm - Adaptado livremente)

Sinais de dislexia


DURANTE A INFÂNCIA:

Atraso na aquisição da linguagem. Começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente.


Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem ‘abebezada’ para além do tempo normal.


Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima das lenga-lengas.


Dificuldade na consciência e manipulação fonológica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons.


NA IDADE ESCOLAR:


Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita. Maior lentidão que o normal na aprendizagem das letras e na leitura das sílabas.

Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas.

A velocidade da leitura é significativamente abaixo do esperado para a idade: muitas vezes silábica e por soletração.

Bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de alterações e de falhas nos processos de descodificação grafema-fonema e/ou na leitura automática de palavras.

Dificuldades na compreensão de textos escritos devido à sua fraca qualidade na leitura. Normal compreensão quando as histórias lhe são lidas.

A escrita surge com muitos erros ortográficos, com trocas fonológicas e/ou lexicais.

Lacunas acentuadas na organização das ideias no texto e na construção frásica.

Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos).

Utiliza estratégias e truques para não ler. Não revela qualquer prazer pela leitura.

Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a "sonhar acordado". Curtos períodos de atenção.

Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.

Dificuldades em memorizar informações verbais (memória de trabalho verbal).

Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês).

Não gosta de ir à escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada.

Apresenta "picos de aprendizagem", nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente.

(Fonte: http://www.dislexia-pt.com/sinais_alerta.htm - texto integral)

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